sexta-feira, 1 de maio de 2015

30 dias para o Ironman Floripa, o que fazer além de treinar?


No projeto 'Competir no Ironman' não basta apenas treinar. É preciso tomar uma série de outros cuidados de forma antecipada para que na semana da prova estejamos preocupados em controlar nossa ansiedade. Lembre que tem os parentes, familiares, amigos etc que você também terá que dar atenção :)

Seguindo este raciocínio, agora é uma boa hora para planejar seus estoques de mantimentos, materiais e equipamentos. Você pode criar para isto um checklist. Lembrando que o planejamento serve exatamente para evitar re-trabalho, problemas e transtornos no dia 'd' de qualquer coisa. Este post é fundamentado também porque, nós brasileiros, temos o péssimo costume de deixar tudo para a última hora e quando vamos resolver estas questões, na semana da prova, nos deparamos com falta de itens no mercado ou tempo disponível de prestadores de serviço paranos atender.

ALIMENTAÇÃO

1) Supondo que você já se consultou com uma nutricionista, tens em mãos uma série de suplementos, bebidas e comidas para usar no dia e que na verdade, já deveria estar sendo testada a 'aceitação'
nos treinos. A tarefa e cálculo aqui são simples: por exemplo, como está seu estoque de whey (um dos itens da lista)? Será que na semana da prova ainda seu pote em casa será suficiente? Se não for, compre um agora mesmo! O mesmo vale para os recuperadores pós treino, beta alanina, glutamina, creatina, ... e principalmente Gel! Em Floripa, encontrar gel na semana do Iron passa a ser um item de luxo nas casas de suplementos. Quem dirá da marca que você gosta e do sabor que mais se adaptou! Claro que você pode deixar para comprar tudo isso, e os itens abaixo que citarei, na feirinha do Iron mas tudo tem um preço (o não planejamento sempre gera um custo financeiro que poderia ser evitado sem contar o stress) e lá será bem mais caro :)

2) Já definiu qual ou quais roupas irá utilizar em cada modalidade? As comidas/porções e quantidades de gel cabem nas suas vestimentas? Por exemplo, descobri em meus treinos que 1 garrafinha com glicodry dura 15 km para mim na corrida conforme meu plano de hidratação. Logo, levarei apenas 3. A água em si, pegarei nos postos de abastecimento. Na bermuda que usarei cada bolso comporta 2 sem problemas + os sachês de gel.




3) Irá levar BCAA e outras cápsulas para tomar no meio da prova (bike por exemplo)? Já definiu o recipiente? Encontrei um bacana para utilizar ao custo de R$ 5,00. Havia testado deixar fixado no quadro da bike com fita mas para mim não achei prático.Acabou 'voando' quando peguei um buraco na estrada.

EQUIPAMENTOS

4) Como estão as pilhas do medidor de cadência da sua bike e da cinta de frequência cardíaca? Não seria legal trocá-las desde já? Já ouvi relatos de colegas que no meio da prova o sensor de cadência 'pifou'. Usando a brincadeira da Mastercard "Preço da pilha do sensor: R$3,00. Ficar sem referência da cadência na prova que usou em todos os treinos, não tem preço!".

5) A revisão da bike fazê-la agora é muito mais tranquilo do que nas 2 últimas semanas do dia da largada. A medida que a data se aproxima, as lojas/oficinas passam a não ter mais agenda para revisões. E é bom rodar uns KM depois da bike revisada não deixando para 'sentí-la' apenas no dia da prova.



6) A corrente da bike, como vai?. Estoque de câmeras reserva? Tem pelo menos 1 pneu a mais (vai que rasga na prova..). E quantidade de CO2 necessária, está já comprada?

7) Como vai o estoque de vaselina? Não é toda farmácia que tem no balcão.. Vaselina para passar nos dedos do pé e evitar bolhas, assim como na virilha.

Enfim, este checklist não se limita a apenas estes itens que citei. Faltando 30 dias, é um bom momento para pensarmos nestas questões, resolvê-las desde já para que na semana da prova estejamos com algumas coisas a menos para resolver e gerenciar além de diminuirmos os riscos durante a própria prova.

Grande abraço e bons treinos

Dimitri Campana, PMP, CSM, PRINCE2-f
Atleta Amador de Triathlon
Especialista em Gerenciamento de Projetos

Nenhum comentário:

Postar um comentário