Podemos tratar qualquer prova de Triathlon como um projeto, sem sombra de dúvida. Mas note que o projeto não é só composto apenas do dia da prova, especificamente do intervalo entre a largada e a chegada! Faz parte também, o 'antes' e o 'depois'. O foco está principalmente no 'antes', que é o planejamento tanto técnico (treinos e mais treinos através das planilhas de seu coach), quanto de logística, equipamentos, inscrição, vestuário, etc.
No mundo 'business' é boa prática, e as melhores empresas e melhores profissionais de mercado fazem isto, montar uma EAP ou Estrutura Analítica do Projeto. Nada mais é do que uma representação gráfica e visual de tudo o que deve ser feito (carinhosamente conhecido como 'Escopo do Projeto). Para que fique mais simples o entendimento, podemos compará-la a um check-list de alto nível ou uma categorização de seu check-list.
Abaixo um modelo genérico que venho utilizando para as provas de triatlhon.
A mesma EAP, porém com versão extendida ou com todos os níveis visíveis (+):
![]() |
(clique para ampliar) |
No topo, está o nome do Projeto / Prova. A medida que vamos descendo de nível, vamos detalhando o que faz parte desta prova. No primeiro nível listei resolver tudo o que está relacionado a:
- FETRISC (Federação de Triathlon de SC): inscrição, retirada do kit, etc
- ALIMENTAÇÃO: tudo o que está relacionado a alimentação antes, durante e pós prova. Aqui envolve checar se o estoque está ok, conversar com nutricionista ou consultar seu 'menu', ir comprar algum produto se há algum item faltando e separá-los de forma organizada.
- ESTRATÉGIA DA PROVA: tudo o que está relacionado a como pretendo me comportar durante a prova. Para definir as metas, alinhe com o seu treinador. Observe o item 'lições aprendidas', que é um conceito muito usado no mundo 'business'. Basicamente, consultar um arquivo ou anotações do que 'deu certo' e 'o que deu errado' na sua última prova, de forma a não errar mais e continuar a fazer o que deu certo.
- MATERIAIS E EQUIPAMENTOS: aqui listo todos os equipamentos e materias necessários. Veja que para ficar mais fácil o entendimento, sub-dividi ainda em 'KIT ACORDAR', 'KIT PROVA' e 'KIT PÓS PROVA'.
- FECHAMENTO: após prova (ou projeto), sempre existem mais algumas coisas a serem feitas.
Esta EAP foi criada utilizando o software WBS Chart Pro, do qual sou fã pela simplicidade e rapidez com que se constrói uma EAP.
Observe que a cada prova, você pode (e deve) aproveitar a EAP anterior e a aperfeiçoá-la (famoso 'salvar como' rss). Por exemplo, nada impede que você inclua o item 'LOGÍSTICA' que representará resolver tudo sobre reserva de hotel/casa, carona, locomoção, passeio, etc.
Detalhe importante, comece a trabalhar com a EAP da prova pelo menos 1 semana antes da realização do dia da prova caso contrário, de nada adiantará. Planejamento é sinônimo de antecipação :)
Com o tempo, voce notará que esta técnica lhe proporcionará mais TRANQUILIDADE e senso de ORGANIZAÇÃO. E por que não mais foco em seus treinos, sem correria de última hora ou esquecimento de algo no dia da prova. Com uma prova planejada (ou projeto) e treinos feitos, a probabilidade de dar tudo certo e você alcançar seus objetivos aumenta consideravelmente!
Gostou do assunto EAP? Veja um vídeo, com um dos maiores especialistas em gestão de projetos do mundo, de como pode ser aplicada a qualquer coisa ou projeto:
Espero que você experimente e sinta as vatagens de utilizar uma EAP. Qualquer dúvida, me avise!
Em um próximo post vou abordar um pouco sobre Gestão de Riscos deste projeto.
Abraços e bons treinos,
Dimitri Campana, PMP, CSM, PRINCE2-f
Atleta Amador de Triathlon
Consultor e Instrutor Especialista em Gerenciamento de Projetos
Beleza, simples e prático, gostei!
ResponderExcluirFoi a explicação mais simples e efetiva que já tive sobre EAP, excelente..
ResponderExcluir