quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Como você monta seu cronograma da Temporada?

No mundo 'business', todo esforço temporário empreendido para fazer algo, chamamos de Projeto. Outro conceito relacionado é o de Programa, que nada mais é que um conjunto de projetos relacionados de modo coordenado para a obtenção de benefícios que não seriam alcançados se eles fossem gerenciados individualmente. !? Extenso esse último hein rss

Muito bem, no mundo do Triatlhon vejo de forma muita clara a 'Temporada 2014' de um atleta como um Programa. Mas quais são os projetos deste programa? Simples: as competições de que ele irá participar! Todas tem início, meio e fim.

Para gerenciar programas e projetos, é boa prática de mercado, criarmos um cronograma destacando as principais datas e eventos.

Abaixo, criei o meu cronograma de 2014. Está composto por todas as etapas do Campeonato Catarinense de Triatlhon (6 etapas), 2 meia maratonas e o Dash 113 (distância do meio ironman). Claro, que alinhei com meu coach/treinador este 'escopo' da minha temporada ou provas que participarei. Tenho vontade de participar de mais, porém, tenho um fator limitante, que é o tempo e o custo rss. O orçamento está apertado! Leia post relacionado...

(clique para ampliar)


Este cronograma foi criado com o Microsoft Project, umas das ferramentas mais populares do mercado.

Note que as datas são representadas por um losângulo pequenino. Inclusive coloquei alguns com cores diferentes para chamar a atenção.

No meu cronograma, coloquei o que considero importante para mim, que é para quem foi construído.
Nota: você pode construir diferentes formatos de cronograma. Uns podem ter mais detalhes que outros, pois depende da necessidade de quem vai analisá-lo. Talvez sua família não necessite de tantos detalhes, já seu apoiador/patrocinador sim, e por ai vai.

Merece destaque para mim: o intervalo de dias entre uma competição e outra, período de férias escolares (complica um pouco os treinos rss), e o dia do ironman em floripa.

Se você nunca montou algo similar, e tinha apenas uma idéia de 'quando aconteceria o que', consegues percerber alguns benefícios imediatos deste formato?

Vamos lá: Os meses de Fevereiro, Março e Abril serão os mais 'tumultuados', pois há 3 competições com pouco dias de intervalo entre elas. Que estratégia ou comportamento posso tomar para que tenha uma performance boa nestas provas? Ponto a pensar e refletir..

Agosto e Setembro a coisa ameniza.. quem sabe não seja uma boa hora para negociar umas férias com sua empresa e família?

Enfim, a idéia é dar VISIBILIDADE. Tornar tudo mais claro, provocar ações, discussões, preparar-se melhor e tornar sua vida mais harmônica, afinal não praticamos Triatlhon 24h por dia :)

O MS Project permite muito mais, incluir os custos por exemplo. É uma ferramenta bem visual e relativamente simples de operar.

A planilha em formato MS Project 2010 pode ser baixada aqui. Qualquer dúvida me avise.

Abraço e bons treinos,

Dimitri Campana, PMP, CSM, PRINCE2-f
Atleta Amador de Triathlon
Consultor e Instrutor Especialista em Gerenciamento de Projetos



Nenhum comentário:

Postar um comentário